
Comunicação
e
Relações Públicas
Definição das Relações Públicas
O Institute of Public Relations (IPR) define relações públicas como:
“O esforço planeado e cultivado para estabelecer e conservar boa vontade e compreensão mútua entre uma organização e os seus públicos.”
-
RP podem ser consideradas como uma técnica de comunicação bidirecional que tem como principal objetivo a criação de um clima favorável de entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos através de uma política de informação e de verdade.

Objetivos gerais das RP
O objetivo geral das Relações Públicas é promover a aceitação geral da empresa ou organização, dar a conhecer ao público os serviços que presta ou os bens que produz e dele recolher opiniões no sentido de aconselhar a Administração nas políticas a seguir.
Existem três etapas fundamentaisde uma mensagem de RP:
-
1º Chamar a atenção
-
2º Despertar o interesse
-
3º Informar o destinatário

Públicos das RP
No âmbito das RP, a forma de dividir os públicos é muito diferente da utilizada nas outras técnicas de informação.
• Nota-se que apesar da denominação - Relações Públicas - esta função, dentro da organização, não tem por objetivo relacionar-se com o público em geral, mas com cada público em particular, isto é, com aqueles cujas especificidades os tornam parte do universo da organização.
• Desta forma, é importante efectuar-se uma classificação dos públicos em: Internos e Externos - caracterizando-se os primeiros, como o próprio nome indica, por se encontrarem dentro do âmbito da organização, e os segundos por estarem fora da mesma.
-
O público interno é constituído por todos os trabalhadores efetivos da empresa, desde os empregados até à administração.
-
O público externo engloba todos os restantes públicos que se podem subdividir em vários grupos.

Relações Públicas
-
São atividades de comunicação que utilizam meios de forma não paga diretamente
-
Serve, assim, para proteger e promover a imagem dos produtos da empresa.
-
É o instrumento mais importante em alturas de crise.
-
A atividade de relações públicas é, tal como a publicidade, uma forma de comunicação. Ainda que tendo pontos comuns, elas não devem ser confundidas, uma vez que pretendem alcançar objetivos e públicos-alvos distintos, recorrendo a ações também elas muito diversas.

Relações Públicas e Marketing
As Relações Públicas podem ser uma verdadeira ajuda para o marketing. Ambos têm um objetivo comum: aumentar a prosperidade da organização através da melhoria da sua reputação.
Ambos se tornam mais eficazes quando integrados. As Relações Públicas, no entanto, têm geralmente uma visão mais ampla quanto ao lugar da organização na comunidade.
Não existe uma linha definida entre Marketing e RP. Tradicionalmente, as pessoas apressam-se a dividir o Marketing em segmentos separados e a tratar cada função por si própria. Mas essa é uma fórmula demasiado rígida. As RP afetam todos os aspetos de uma organização e como tal deveriam ser tratadas como parte integral de todas as atividades e funções da organização.

Tipos de Comunicação
O Plano das Relações Públicas
Comunicação Institucional
-
É responsável, por intermédio das RP, pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, ressaltando perspetivas relacionadas com a missão e a ideologia da organização. Está ligada a aparência corporativa que evidencia o lado público das instituições, formando uma personalidade organizacional. Desta forma, elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo os seus valores.
Comunicação de Produto
-
Ao permitirem uma eficácia muito maior do que a publicidade, nomeadamente através da publicity, no que diz respeito à relação custo/benefício, as Relações Públicas apresentam-se como uma potente ferramenta ao nível da comunicação de produto, no âmbito do marketing. As Relações Públicas conseguem mais facilmente garantir o objetivo da credibilidade, que nem sempre é conseguido pelas outra formas de comunicação.
Relações com os Media
-
Surgem também como um tipo de comunicação, pois os Media, além de serem um público destinatário da mensagem da empresa, são igualmente um veículo dessa mensagem e como tal ajudam os outros públicos formar opiniões.
Comunicação Interna
-
Engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativas, mercadológica e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa.
Relações Públicas na Internet
-
Para muitas empresas, a atividade de Relações Públicas na Internet é inexistente já que os seus sites são estáticos ou limitando-se à existência de uma área de press-releases no site corporativo.
Relações com a comunidade local
-
O relacionamento com a comunidade local é uma vertente estratégica pertinente, que contribui fortemente para o sucesso de uma boa integração da empresa/instituição na sociedade que a rodeia.
Relações Governamentais
-
Face ao papel regulador do Estado sobre os agentes económicos, sejam eles empresas organizações ou indivíduos, torna-se cada vez mais importante a criação de uma comunicação direcionada para este público, de molde a comunicar da forma mais adequada.
Comunicação Financeira
-
Dos objetivos estratégicos das empresas decorrem aqueles que têm a ver com a função financeira e que resultam no valor financeiro das empresas e na sua relação quer com clientes e fornecedores quer com os acionistas e a banca.
Comunicação Ambiental
-
A comunicação ambiental ganha tanto maior importância quanto maior for a sua influência e responsabilidade no ecossistema. Compete a este tipo de comunicação sensibilizar os diversos públicos, dos quais se destacam as associações ambientais e os poderes públicos, para a actuação das empresas ou organizações neste campo.
Responsabilidade Ambiental
-
A comunicação das ações de responsabilidade social é, hoje, um trunfo decisivo na estratégia de RP de qualquer instituição moderna e dinâmica.
Comunicação de Crise
-
As empresas e organizações, ao longo da sua existência, vêem-se confrontadas com uma diversidade de situações adversas, que, levadas ao extremo podem-se intitular de crises. As Relações Públicas são uma boa arma no combate a situações de crise.










Alvos:
-
Adapta-se à generalidade dos públicos: públicos internos e externos (grupos sociais específicos, como comunicação social, associações patronais, órgãos de soberania, etc.).
Efeitos:
-
Longo prazo.
Orientação:
-
Adequa-se à comunicação empresarial.
Objetivos:
-
Melhoria da imagem da Organização, das suas marcas e produtos;
-
Credibilização;
-
Envolvimento do consumidor com a marca;
-
Dar a face (conferências de imprensa);
-
Informar (press releases);
-
Conferir mais notoriedade.
Forma:
-
Interpessoal;
-
Coletiva;
-
Massiva.